
Bem-vindos à
Semana da Sensibilização para a Malnutrição 2021!
De 8 a 14 de novembro celebramos, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana da Sensibilização para a Malnutrição em Portugal, uma iniciativa pioneira que se integra nas atividades da campanha ONCA internacional. É uma ação conjunta APNEP/ONCA/ENHA, na qual já se juntaram países como Reino Unido, França, Bélgica, Espanha, Dinamarca, República Checa, Países Baixos, Grécia, Itália, Áustria e Israel.
Nesta 3ª edição, com o mote “Um bom estado nutricional é um direito humano”, muito nos honra contar com o apoio institucional do Ministério da Saúde do XXII Governo Constitucional, e com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia e da Sociedade Portuguesa de Oncologia.
Temos como objetivo principal o de sensibilizar os profissionais de saúde, doentes e cuidadores para a malnutrição (como sinónimo de desnutrição) em Portugal, tanto a nível hospitalar e instituições de saúde similares, como no ambulatório e domicílio. Esta iniciativa apresenta, ainda, como objetivos complementares:
- Educar para a identificação e tratamento precoces da malnutrição;
- Educar os doentes/cuidadores para que possam discutir o seu estado nutricional com o seu profissional de saúde;
- Aumentar a sensibilização para o papel fulcral da nutrição clínica na recuperação do doente.
A 3ª edição da Semana da Sensibilização para a Malnutrição tem como principal veículo de divulgação os meios de comunicação digitais e redes sociais. Todos os profissionais de saúde estão convidados a juntarem-se a esta iniciativa. Contamos com todos vós para que, durante esta semana, dinamizem a campanha de alerta para a importância da malnutrição associada à doença!

Como podem promover a Semana de Sensibilização para a Malnutrição?
Tudo o que precisam de fazer é partilhar!
1º passo – Divulgar os materiais oficiais da campanha.
Disponibilizamos ferramentas de partilha: um banner de divulgação, um poster sobre os factos da malnutrição, imagens e um vídeo de sensibilização. Façam download e partilhem através das vossas redes sociais, blogs e emails.
Afixem o poster nas vossas instituições, de forma a estar visível para profissionais de saúde, utentes e cuidadores.


2º passo – Partilhem fotos de apoio e/ou em equipa, boas práticas e mensagens inerentes ao tema. Incentivem os vossos colegas e espalhem a mensagem!
Associem o hashtag #malnutriçãozero em todas as partilhas!
#malnutriçãozero
3º passo - Estejam atentos às redes sociais da APNEP.
MALNUTRIÇÃO
Cerimónia Solene
Integrada nas comemorações da 3ª edição da Semana da Sensibilização para a Malnutrição irá decorrer uma Cerimónia Solene, no dia 12 de novembro no Palácio Nacional de Queluz, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Sintra.


O Dr. Aníbal Marinho - Presidente da APNEP - deixa uma mensagem de inspiração para a ação:
“É uma honra para a APNEP o apoio institucional concedido pelo Ministério da Saúde do XXII Governo Constitucional à Semana da Sensibilização para a Malnutrição, ao qual reconhecemos o empenho e contributo. Agradecer, igualmente, o apoio científico concedido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia e pela Sociedade Portuguesa de Oncologia.
Este ano iremos elevar a Semana da Sensibilização para a Malnutrição, ao celebrarmos uma Cerimónia Solene, onde teremos oportunidade de assinar a Declaração de Cartagena e o Manifesto NEMS, assim como presidir à entrega do 19º Prémio Fresenius Kabi de Nutrição Clínica. Um especial agradecimento à Câmara Municipal de Sintra pelo seu apoio incondicional à causa da nutrição clínica. Muito obrigado pela colaboração de todos e contem com o compromisso diário da APNEP na sensibilização para a malnutrição associada à doença”
Norma DGS 017/2020
Implementação da Nutrição Entérica e Parentérica no Ambulatório e Domicílio em Idade Adulta
Publicada a 25 de setembro de 2020